Se eu pudesse descrever em palavras o amor que sinto pela vida, eu diria, mas o que sinto está além das palavras, além das imagens, além muito além. Dentro de mim há um universo infinito, que se revela quando estou em movimento, por isso danço por isso eu atuo !
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Pesquisar este blog


Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ciganos compondo o imaginário popular em torno da leitura de mãos



Como estamos conhecendo a fundo a leitura de mãos, não basta saber como realizá-la, mas também saber como sua imagem social foi formada ao longo da história. Em pesquisa acadêmica que realizei, trinta pessoas que participaram da pesquisa associavam a leitura de mãos ao povo cigano. Logo pode-se averiguar que a posição marginalizada da leitura de mãos, onde pode ser vista de variadas formas, desde ferramenta “oracular” até a imagem de puro charlatanismo, estava ligada a história, imagem e estereótipos do povo cigano. Ao longo da história, tanto a quirologia como a quiromancia estiveram ligadas aos povos ciganos, cuja cultura exclui a documentação escrita. Mas, por meio de fatos como figuras e histórias populares, é possível averiguar este vínculo. Frente a popular associação entre a leitura de mãos e a etnia cigana, para os que desejam conhecer mais sobre o imaginário em torno da quiromancia, desenvolveu-se uma área do trabalho em torno da origem, imagem social e peculiaridades culturais em torno do povo cigano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário